quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quinta-feira

A Copa da enganação

Os catarinenses já foram enganados por Fernando Henrique e Lula na duplicação da BR-101 com datas sempre prorrogadas. As obras continuam se arrastando e serão entregues incompletas com mais palanque e muitos discursos. Em Florianópolis a enganação é diária com obras que não acontecem, como a ampliação do aeroporto Hercílio Luz, internacionalizado na marra. A complementação do acesso ao aeroporto não saiu do papel, o novo aterro já virou mato, as passarelas foram depredadas e o prefeito Dário quer construir ali mais um monstrengo chamado de Centro Administrativo, cheio de edifícios, como convém a empreiteiras e construtoras. Enquanto isso a cidade continua sem parques e cada vez mais de costas para o mar. A Operação Moeda Verde mostrou décadas de mentira e corrupção. Estão todos soltos e muito ricos, graças a empreendimentos que atropelaram a legislação, machucaram a cidade e macularam suas belezas. Agora a encenação é a Copa do Mundo de 2014 com mais uma lista de enganações. O sistema de transporte coletivo deixará de ser caótico, o aeroporto será ampliado, seu acesso concluído, teremos transporte marítimo, reabertura da ponte Hercílio Luz, trânsito desafogado, metrô de superfície, melhoria da rede hoteleira e da infra-estrutura para o turismo, etc, etc. Ah, ia esquecendo o principal, um novo estádio. Afinal, sem isso não tem futebol. Diante de um quadro tão positivo, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, não poderia voltar a Brasília sem dizer que Florianópolis tem todas as condições para ganhar uma sede da Copa. Como essa visita relâmpago foi feita às vésperas de uma eleição municipal, organizada por uma candidata do mesmo partido do Ministro, e teve a participação de vários pavões nem tão misteriosos da política local, parece que a turma concluiu que gostamos mesmo de ser enganados.

A CBF já sabia

Os jornalistas que desembarcaram em Hanói no rastro da seleção brasileira descobriram que os vietnamitas adoram futebol. Bando de ignorantes e desinformados. Ricardo Teixeira e sua troupe sabiam, faz tempo, que esse é o esporte do Vietnam, tanto que marcaram um amistoso contra a poderosa seleção local, nosso último teste antes da estréia na Olimpíada.

Perigo à vista

O Avaí tem perdido muitos pontos em jogos fora e dentro de casa por situações que não poderiam acontecer e muito menos serem repetidas. Caso, por exemplo, da derrota para a Ponte Preta aos 49 minutos do segundo tempo graças a um pênalti maluco cometido pelo novato Jandson. Esse e outros tipos de cochilos permitem, por baixo, contabilizar oito pontos desperdiçados em 14 rodadas. Seguindo nessa trilha o Avaí corre o risco de ser ultrapassado por adversários que pouco a pouco estão subindo na tabela. O fantasma de Fortaleza começa a se aproximar da Ressacada.

Estranhos no ninho

Na sua rápida e eleitoreira passagem por Florianópolis o Ministro Orlando Silva ganhou uma camisa da turma do futsal da Malwee, entregue pelo seu pavão mor. Quero saber onde entram a Malwee de Jaraguá e o futsal em uma provável sede da Copa do Mundo de futebol na capital catarinense?

Quem, eu?

A lambança na final do Campeonato Catarinense de futebol feminino, entre Avaí e Kindermann, não tem pai nem mãe. O regulamento foi alterado sem consulta aos clubes, mas ninguém assume. A Federação Catarinense, por exemplo, prefere sair pela tangente. Parece que nem é com ela. O problema passa a ser do TJD, obrigado a entrar em campo para consertar – ou remediar – o estrago. Toma que o filho é teu.

Qual é a lógica?

Jael é o terceiro jogador revelado pelo Criciúma vendido este ano. É atacante, tem apenas 19 anos e foi para o Atlético Mineiro. Como ele saíram outros, substituídos por jogadores muito caros e em fim de carreira. É a rotina dos nossos principais clubes. A base revela e a pressa atropela a necessária seqüência de trabalho entre os profissionais. É mais fácil mandá-los embora ao menor sinal de negociação porque são poucos os treinadores que sabem lidar atletas de futuro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário