terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Terça-feira

Impunidade

Depois de anunciar a implosão da Fonte Nova e a construção de um novo estádio o governo da Bahia voltou atrás para dizer que optou apenas por uma grande reforma. Como se trata de dinheiro público é bom mesmo que os governantes pensem duas vezes antes de fazer besteira. A promessa do governador Jaques Wagner soou eleitoreira e foi feita no calor das discussões em torno das condições da grande maioria dos estádios brasileiros, apodrecidos pela incúria e falta de manutenção. Enquanto isso os envolvidos com investigações sumiram com laudos e resultados, jogando por terra a esperança de que alguém seja responsabilizado pelas sete mortes no estádio baiano.

À milanesa

A festa brasileira domingo em Milão foi no estádio San Siro porque o mandante era o Milan. Fosse a Inter, seria Giusepe Meazza, uma curiosidade do futebol italiano. O que não muda são as conseqüências da goleada 5 a 2 na vitória sobre o Nápoles, com dois gols de Ronaldo, um de Kaká e um do novo xodó milanês, Alexandre Pato. O holandês Seedorf, um dos jogadores mais eficientes do futebol europeu, participou da goleada aproveitando rebote do goleiro após a segunda tentativa de Pato. Além da tranqüilidade diante de tanta expectativa pela sua estréia, o paranaense revelado pelo Internacional provou haver uma grande empatia entre ele e a torcida milanesa, que o elegeu como ídolo antes mesmo de qualquer resultado prático em campo. Tudo muito bem, tudo muito bom, não fosse o entusiasmo exagerado de narrador e comentarista da televisão brasileira que transmitiu o jogo. Uma chatice.

A base de tudo

O Figueirense é o único clube catarinense classificado para a próxima fase da Copa São Paulo de Juniores. Avaí e Criciúma foram eliminados. Nenhuma novidade para um clube que ano passado fez barba, cabelo e bigode nos estaduais das divisões de base, e que este ano, já tem também os garotos até 15 anos disputando a 13ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil, em Votorantin.

Cartilha

Dá para observar nesta Copa de Juniores que a garotada nos seus primeiros passos copia tudo o que fazem os adultos já profissionais. A comemoração de gol tem as inofensivas dancinhas, juras de amor em frente às câmeras, e outras coreografias já conhecidas. Mas repetem igualmente as reclamações acintosas da arbitragem, pedidos de cartão a cada falta e tudo o mais que um atleta em formação deveria evitar, erradamente copiado a partir dos vestiários, de onde vem as orientações.

Onde a lei funciona

A Portuguesa não poderá jogar em casa contra o Santos, na abertura do campeonato paulista. Vai estrear no Morumbi porque o Canindé, seu estádio, não passou pela vistoria de Bombeiros e Polícia Militar. A Federação Paulista valorizou o trabalho das autoridades responsáveis pela segurança de atletas e torcedores.

Onde a lei não funciona

O campeonato catarinense, ao contrário, começará com a primeira rodada dividida em duas: três jogos amanhã, outros três daqui a quase um mês. E tem clube utilizando a casa do vizinho (Guarani na Ressacada, Metropolitano em Brusque) porque não tem estádio para jogar. O relatório da nossa PM sobre as condições dos estádios é segredo de estado. Ninguém sabe, ninguém viu. O Estatuto do Torcedor é papel sem utilidade em Santa Catarina.

Bolsa de apostas

O Figueirense está recebendo votos de grande favorito para o título de 2008. Depois, pela ordem, as opções são por Avaí, Criciúma e Joinville. Marcílio Dias e Chapecoense correm por fora, com a vantagem de terem começado mais cedo a temporada. Na parte de baixo da tabela, como principais candidatos ao rebaixamento, aparecem Atlético Tubarão (ou Cidade Azul?), Guarani e Juventus de Jaraguá. Brusque e Metropolitano têm boa cotação. Ano passado o favoritismo não vingou. É bobagem esse negócio de palpite sobre favoritos.

Bicudos

Flamengo e o uruguaio Huracan fizeram domingo um jogo de Libertadores na Granja Comary, em Teresópolis. Um simples treinamento terminou em bate-boca, empurrões, ameaças e acusações de racismo. Brasileiros e uruguaios em campo não perdoam nem jogo-treino.













Nenhum comentário:

Postar um comentário