quinta-feira, 12 de junho de 2008

Quinta-feira

Pompa e circunstância

O departamento de jornalismo da faculdade Estácio de Sá convidou autoridades e dirigentes esportivos para discussão com alguns jornalistas do projeto que tem Florianópolis como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Os maiores envolvidos, Prefeitura, Governo do Estado e Figueirense, mostraram total desinteresse e mandaram representantes para o encontro. Mas no dia seguinte os ausentes da véspera estavam todos na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte para o lançamento da logomarca do projeto. É o vale tudo do ano eleitoral.

Oportunistas

Não é por outro motivo que o Ministério do Esporte reservou passagens para o Ministro Orlando Silva e sua corte, anunciando uma provável visita à Florianópolis. Uma forcinha para a vereadora Ângela Albino, provável candidata do PC do B à prefeitura da Capital. Governador, Secretários, Prefeitos e assemelhados já preparam recepção, discursos e salamaleques. Desconfio cada vez mais desse projeto da Copa Ou alguém acredita em obras emergenciais no aeroporto Hercílio Luz, criação do metrô de superfície e do porto turístico?

Sem rumo

As soluções anunciadas pelos dirigentes do Figueirense para acalmar o ambiente tumultuado depois da goleada para o Flamengo dão bem a medida da desestabilização do departamento de futebol do clube. As prometidas medidas enérgicas e saneadoras foram adiadas paa depois do jogo contra o Sport neste sábado. Uma simples vitória sobre os pernambucanos vai colocar o time em condições para o restante do Campeonato Brasileiro? Os problemas são muito sérios e merecem providências claras, atitudes transparentes, bem ao contrário do comportamento atual nos gabinetes e vestiário. Pedir a uma emissora de rádio de Florianópolis gravações de declarações de jogadores que criticaram o esquema tático do time é o fim.

Escárnio

Aquele vereador de Florianópolis que não gosta de parques, local de lazer e prática de esportes, está de volta para atacar novamente projetos que não rendam bons dividendos para o seu bolso. Além de permanecer solto desde a Operação Moeda Verde, recuperou seus bens considerados indisponíveis como carrões importados, lancha, imóveis, tudo adquirido, claro, com o salário da Câmara Municipal. E, pior que tudo isso, conseguiu recuperar também judicialmente, o seu mandato.

Convite para enterro

Enquanto isso população e desportistas de Florianópolis assistem várias cidades do Estado festejando o sucesso de seus projetos. Blumenau tem atualmente com o handebol feminino, bi-campeão da Copa do Brasil, a grande vitrine para sua campeoníssima Fundação Municipal. Capinzal, no meio oeste, vai hospedar a seleção feminina desta modalidade que vai ao Mundial e à Olimpíada. Caçador revela com o futsal feminino uma equipe campeã de todas as competições que disputou. Brusque tem a sua Arena e o seu voleibol feminino. Jaraguá do Sul sustenta um futsal masculino super campeão e dispõe também local para grandes eventos A delegação catarinense que vai aos Jogos Universitários Brasileiros na próxima semana em Maceió tem uma representação mínima da Capital cuja Fundação Municipal de Esportes tem (ou tinha?) o campeão olímpico Carlão como presidente. E daí? O esporte de Florianópolis está mortinho. Só falta enterrar.

Parceria?

O Joinville vai jogar com a camisa do Juventus de Jaraguá. Não entendi o objetivo deste arranjo, não consigo alcançar o que ganha o Joinville hospedando-se na cidade vizinha, nem que utilidade terá esse acerto para o Juventus. Difícil explicar o momento vivido por um clube que já foi um dos mais importantes de Santa Catarina representando a cidade economicamente mais forte do Estado.

Quem assume?

É cada vez maior e mais virulenta a campanha da mídia do Rio e de São Paulo para tirar Dunga da seleção. Quem seria o substituto ideal? Leão, Parreira, Luxenburgo, Abel, Autuori, Caio Júnior, Mano Menezes, Cuca, Geninho, Falcão, Zico, Renato Gaúcho, Caio Júnior, Adilson Batista, Muricy, Dorival Júnior, Antônio Lopes, Tite, Celso Roth. Escolham, é fácil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário