terça-feira, 28 de agosto de 2007

Terça-feira

Ensino à distância

Os árbitros brasileiros seguem desamparados, sem ter a quem pedir orientações ou socorro para os cavacos do ofício. O gaúcho Carlos Simon, no programa “Bem Amigos”, da Sportv, não respondeu se alguma vez este ano foi convocado para uma reunião com os responsáveis pela Comissão de Arbitragem, que passa por sua segunda diretoria depois do Armando Marques. A não ser pelos testes físicos e teóricos, aplicados pelas federações com orientação à distância da tal Comissão, nada mais se faz para dar suporte aos nossos amados homens do apito. Não há nem um processo seletivo para separar o joio do trigo. O resultado aparece a cada rodada dos Brasileirões, como no último final de semana. Do Oiapoque ao Chui aconteceram erros de todo o tipo, dando razão aqueles destemperados que, à beira dos gramados, perdem a compostura e acabam nos tribunais como únicos vilões e merecedores de punição.

Previsível

Mário Sérgio descobriu que a responsabilidade pela estiagem do Figueirense que já dura cinco jogos é da imprensa. Na entrevista coletiva após a derrota para o Palmeiras destilou veneno contra os jornalistas de Florianópolis, acusando-os de torcerem contra o time que dirige. O treinador poderia ser mais original em seu comportamento e dar menos bandeira para seu desprezo contra a turma da casa. Quem sabe ele volta para São Paulo para treinar o Corinthians no lugar de Carpegiani. Seus queridinhos paulistas não falam em outra coisa desde domingo.

O gordo e o magro

“Ronalducho” para os brasileiros, “El Gordo” na Espanha. Apelidos como esses fizeram parte do calvário vivido pelo atacante Ronaldo antes de sua transferência para o Milan. Parece mentira, mas depois desse tempo todo servindo para chacota, foram os médicos do clube italiano que descobriram o motivo para o brasileiro ter dificuldade em perder peso. Ele sofre de hipotiroidismo, disfunção glandular que vinha empurrando o “Fenômeno” para uma aposentadoria precoce. Cinco quilos e meio mais magro, Ronaldo agora é alvo de outra brincadeira: “ele parece um modelo”, diz o técnico do Milan, Carlo Ancelotti, o que mais apostou na recuperação do jogador.

Chatos

As transmissões das corridas de Fórmula I se transformaram em belos exercícios de adivinhação. É infernal acompanhar pela tevê o papo dos sabichões que não se dão conta da nossa “ignorância”. Como se fôssemos experts, ouvimos o tempo inteiro comentários intermináveis sobre aquelas engenhocas que nós, simples mortais, só conhecemos de ver passar por breves instantes na telinha. Identificação de carros e pilotos como orientação para o telespectador não consta do manual de transmissão. E tome bobagem para segurar a audiência e a torcida pelo brasileiro Felipe Massa.

Cemitério de elefantes

Demorou bem menos do que eu pensava a preocupação com os equipamentos esportivos construídos para os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. Jogaram o estádio João Havelange, o Engenhão, no colo do Botafogo, que ainda nem sabe como vai lidar com aquilo tudo. Agora vem a confissão de dirigentes esportivos do Rio, admitindo a incapacidade econômico-financeira do Estado para administrar arenas multiuso, parque aquático e outros brinquedinhos caros e sofisticados. Nas primeiras licitações não apareceram interessados.

Dramalhão

A vida da bandeirinha Ana Paula daria um bom roteiro para aqueles antigos filmões mexicanos produzidos pela Pelmex. A moça tem se especializado em aparecer na mídia não por suas qualidades na profissão que escolheu, mas pelo viés da polêmica e exposição excessiva a câmeras e microfones. Depois que os machões da CBF a execraram por causa das fotos para a revista Playboy, ela descobriu que o que mais ama na vida é trabalhar no futebol. E lacrimeja arrependida pedindo para voltar, como fez outro dia em programa da TV Globo. Ana Paula de boba não tem nada, sabe até onde o choro é livre e recompensado.

A Copa é deles

O Figueirense que trate de tocar a sua vida e seus projetos para um novo estádio. Se depender de governo e políticos vai pagar um mico por semana, como vem acontecendo nessas reuniões no Rio de Janeiro visando a Copa de 2014.












Nenhum comentário:

Postar um comentário