domingo, 3 de maio de 2009

Um domingo espetacular e seus personagens



O futebol escreveu boas histórias em um domingo cheio de decisões e de muita emoção nos gramados e arquibancadas. Começo pelos assuntos domésticos, com a histórica e inesperada goleada de 6 a 1 – 3 a 1 no tempo normal, 3 a 0 na prorrogação - do Avaí sobre a Chapecoense, resultado que garantiu um título esperado há exatos onze anos, dez meses e onze dias. Ressalte-se que o Avaí jogou com um a menos desde o primeiro tempo. João Nilson Zunino, o presidente avaiano, passou das faixas pedindo sua saída, ao endeusamento tão comum no passionalismo da torcida, a mesma que o criticou durante anos de sua gestão sem conquistas. A redenção veio com o acesso à série A do Brasileiro e este título estadual. A ironia dos torcedores do Figueirense expressada na frase “fica Zunino”, agora perdeu todo o sentido. O técnico Silas também deu sua resposta aos críticos das últimas semanas em razão de derrotas perigosas e as opções excêntricas em algumas escalações. O time jogou uma final quase perfeita para arrasar o adversário em jogo limpo, sem violência e com arbitragem nota oito do quase aposentado Luis Orlando. Não ganhou dez por causa de um lance no primeiro tempo quando poderia ter expulsado um jogador da Chapecoense e na jogada seguinte mandou pro vestiário o volante Marcos Vinícius, do Avaí. O grande personagem, contudo, foi o talentoso Marquinhos, de futebol excelente e atitudes dúbias que o deixavam sob suspeita de “arranjos” para fugir das decisões. Deu sua reposta em campo com uma atuação irretocável e dois gols. Acabou como craque do jogo e eleito o melhor do campeonato.

Fora daqui aconteceu a consagração corintiana com o treinador Mano Menezes e a recuperação do Ronaldo, fazendo um campeão paulista invicto. No Rio de Janeiro o tristonho e melancólico Cuca alegrou a si e aos flamenguistas, escapando de mais um vice ao superar o Botafogo na decisão por pênaltis. Os mineiros do Cruzeiro vibraram com o título conquistado sobre o Atlético, mais um sucesso do técnico Adilson Batista, revelado por aqui na sua passagem por Figueirense e Avaí.

São os meus personagens deste domingo pleno de futebol e decisões emocionantes.(Marquinhos do Avaí na foto de Ricardo Duarte/RBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário