terça-feira, 2 de outubro de 2007

Terça-feira

Acredite, se quiser

A derrota da seleção brasileira para a Alemanha na final do Mundial de futebol feminino vai se repetir sempre que estas duas seleções se enfrentarem Ou pelo menos enquanto não passar de promessa o apoio que as meninas necessitam, e não só em períodos de competições internacionais. Minutos antes da partida decisiva o Ministro do Esporte, Orlando Silva, aproveitou o momento para, pela enésima vez, garantir no futuro mais apoio ao futebol feminino, acenando com estrutura compatível com o status alcançado pelo esporte no cenário mundial, além da organização de campeonatos por todo o país. Anotem: o Ministro Orlando fez a promessa em 30 de setembro de 2007.

Não vejo, não ouço...

Estava em Porto Alegre no último final de semana e pude acompanhar a decisão da segundona gaúcha que classificou Sapucaiense e Inter de Santa Maria para a primeira divisão em 2008. Não entendo com a Federação Gaúcha libera certos estádios para o futebol, como os que serviram de palco para os jogos decisivos, em Santa Maria e Sapucaia. Lá como aqui, não há o mínimo respeito pelas leis que regem a organização de competições, como o Estatuto doTorcedor, por exemplo. Houve invasão de campo, briga de torcidas, interrupção de jogo e tudo o mais que coloca em risco a segurança de público, atletas e arbitragem. Culpa da mídia que privilegia o noticiário oba-oba e ignora o interesse comunitário, no caso o torcedor e espetáculos organizados.

Vingança

Tivesse a diretoria do Figueirense planejado um troco ao técnico Dorival Júnior, que saiu brigado do Scarpelli, não teria dado tão certo. O Cruzeiro não só perdeu o jogo aos 47 do segundo tempo, de virada, como viu o São Paulo ficar 12 pontos a frente, praticamente sacramentando o título de 2007. Foi tudo de improviso, ao sabor do imponderável sempre presente em jogos de futebol, combinado com a vitória do São Paulo sobre o Inter no Beira-Rio. Agora a bronca é com Alexandre Gallo, que na quinta-feira tenta em Florianópolis uma vitória sobre o time gaúcho cujo técnico, Abel Braga, tirou o emprego do atual treinador do Figueirense. Sm falar nas vaias que tomou no Beira-Rio.

Engarrafamento

São muitas as candidaturas a sedes para a Copa de 2014 e bastante diversificadas as rivalidades e interesses em jogo. Caso de Florianópolis, com o projeto do novo estádio do Figueirense, ameaçado por uma ONG que vê problemas com a mudança de zoneamento. O Avaí já se apresentou como alternativa e garantindo que entregou o caderno de encargos à CBF. A Ressacada até pode sofrer alterações para se enquadrar nas exigências da FIFA. Mas, e o trânsito? Como será que assunto tão grave como esse – particularmente para o sul da Ilha, onde se localizam o estádio e o aeroporto – está sendo tratado?

Carro anfíbio

Normal a vitória do inglês Lewis Hamilton no GP de Fórmula I do Japão, virtual campeão da temporada. Anormal é a cabeça dos homens que dirigem esta categoria do automobilismo, rigorosos no cumprimento de regulamentos, absolutamente frouxos no respeito à vida humana. Compromissos comerciais estão acima de qualquer risco que ameaçam pilotos obrigados a correr sob temporal e pista alagada, com acidentes a cada volta.

Tigre domesticado

A torcida do Criciúma enlouqueceu sábado, após o empate com o Remo no Heriberto Hulse. Um grupo insano perseguiu jogadores fora do estádio e quase provocou uma tragédia. Moacir Fernandes, o presidente do clube, teve que intervir, pedindo calma e paciência, diante do inconformismo generalizado que tomou conta de torcedores e da imprensa local. Desde a demissão do técnico Gelson Silva, quando os criciumenses festejavam a liderança, o Tigre perdeu a força e a ferocidade com que enfrentava seus adversários, dentro e fora de casa.

Matemática

O jornalismo esportivo brasileiro fez as contas na rodada do final de semana para chegar à segunda-feira comentando a diminuição da vantagem de nove para seis pontos do líder São Paulo. Ou seja, os paulistas perderiam em Porto Alegre e o Cruzeiro passaria pelo Figueirense. Deu tudo ao contrário, para infelicidade de gaúchos e mineiros.








Nenhum comentário:

Postar um comentário