segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Caça ao tesouro

No meu tempo de redação de jornal, rádio, tevê e tudo que aparecesse pela frente, desdenhávamos dos buracos de rua, classificados como um assunto menor entre os candidatos da época ao Prêmio Pulitzer ou ao Esso de Jornalismo. Hoje, morador do bairro Agronômica, em Florianópolis, vejo o quanto aquele bando de Quixotes estava enganado. Basta passar pela buraqueira existente a partir da rua Lauro Linhares, na Trindade, seguindo pela Delminda Silveira e, na sequência final a Ruy Barbosa, para sentirmos a falta que faz um jornalismo voltado para os pequenos problemas da comunidade, que mais adiante se tornarão imensos e variados. Nas ruas e bairros citados, a cada semana tem um buraco novo de autorias diversas. Pode ser da Casan, da Celesc, da SC Gás. Ou até mesmo resultado de trabalhos anteriores mal feitos, como a tal operação tapete preto do alcaide Dário. Nesse caso são os bueiros, bocas de lobo, ou sei lá que nome têm aquelas armadilhas para nossas frágeis rodas de carros populares. Novo ou velho, o asfalto ganha semanalmente novas crateras , seja nesta importante ligação entre a Trindade e o shopping Beira Mar, ou alguma pequena rua transversal. Já esburacaram até a ciclovia, essa inutilidade inventada pela criativa administração Dário Berger. (Parques e áreas verdes, pra quê? Não temos tradição nem necessidade disso em Florianópolis, segundo aquele vereador imbecil). Fechado o parêntesis, volto aos buracos nossos de cada dia. Devemos estar participando involuntariamente de alguma gincana, pesquisa arqueológica ou alguém encontrou um jeito fácil de ganhar dinheiro esburacando a cidade. A usina de asfalto está sempre pronta para atender os munícipes atingidos por essa verdadeira caça ao tesouro. É negligência unida à safadeza e os beneficiados por essa fórmula e os serviços delas decorrentes todos conhecem.

2 comentários:

  1. Concordo com vc em gênero,número e grau.Moro na Trindade e passo todos os dias nesta buraqueira que é a Rua Lauro Linhares.É um sofrimento só, a suspensão do meu carro,coitada,sofre todos os dias.Deveriam mudar o nome da rua pra Rua Buraco Linhares.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Tive o cuidade de contar ontem,qdo fui ao Comper, do Restaurante Capitão Gourmet até o Comper tem 10 buracos.Eu disse buracos e não "boca de lobo".È uma vergonha.E tudo isso acontece com uma camada de asfalto que não tem 4 meses....

    ResponderExcluir