terça-feira, 28 de outubro de 2008

"Os senhores dos anéis"

Em tempo de aspirações brasileiras a sedes de Copa do Mundo e Olimpíada, e após a realização no país dos Jogos Pan-Americanos, é bom ler o texto que fui buscar no blog do Juka Kfouri, um dos poucos jornalistas da nossa mídia que marca em cima e denuncia as intermináveis travessuras da cartolagem, seja no futebol ou no esporte amador, que hoje de amador não tem mais nada.

Por LINO CASTELLANI FILHO

Do "Observatório do Esporte"

No COB, seu atual mandatário já tem assegurado o mando até 2012, quando completará 17 anos na sua presidência.
O presidente da CBA já está no poder a 21 anos, o mesmo número de anos do presidente da confederação de Taekwondo.
Na CBDA são 20 anos.
No boxe, 11.
Lá fora também é assim.
Pergunto: e daí?
Na "pátria das chuteiras" o presidente da CBF não sai de lá até 2014, quando o Brasil (?) sediará a Copa do Mundo.

A comissão por ele composta para "coordenar" os procedimentos organizacionais da competição nos faz de tolos, assim como os editais que se avolumam em sucessivas edições do "Diário Oficial" fazendo alusão aos recursos públicos liberados pelo Ministério do Esporte por conta da candidatura (só dela!) do Brasil (?) à sede das Olimpíadas de 2016, enquanto aguardamos as respostas aos pareceres do TCU acerca dos gastos do PAN/2007.

Tudo isso nos fez lembrar das palavras ditas, logo na introdução, pelos autores do já clássico "Os senhores dos anéis" (The Lord of the Rings, VyvSimson e Andrew Jennings, 1992).
Não da trilogia sucesso das bilheterias dos cinemas, mas sim a que faz referência a uma dura realidade, por mais que pareça, tal qual a primeira, obra de ficção, e que trás como subtítulo "Poder, dinheiro e drogas nas Olimpíadas Modernas":A elas:"Para nossa surpresa, nos deparamos com a investigação mais difícil de nossas vidas. Nos últimos anos escrevemos e fizemos documentários para a televisão sobre a Máfia, o caso Irã-Contras, o terrorismo, a corrupção na Scotland Yard e outras áreas sombrias da vida pública.O mundo do esporte amador olímpico provou ser o mais difícil de penetrar. Jamais encontramos tantas dificuldades em conseguir entrevistas autorizadas, documentos e fontes primárias...".

No dito popular, vão-se os anéis, ficam os dedos.

Se não tomarmos cuidado nem eles sobrarão!

3 comentários:

  1. Olá, Soube que o livro Os Senhores dos anéis foi retirado do mercado. Quem tem tem.. Mas, existe alguma forma de consegui-lo? Sou estudante de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana.
    Leila Thais Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Soube que o livro Os Senhores dos anéis foi retirado do mercado. Quem tem tem.. Mas, existe alguma forma de consegui-lo? Sou estudante de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana.
    Leila Thais Pereira.

    meu e-mail: leilathaispt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. O livro Os Senhores dos Anéis teve seus direitos adquiridos pelo próprio COI, que retirou as edições de circulação, pois ele comprovava a negligência da própria entidade com alguns atletas que eram patrocinados por grandes marcas esportivas ou países exponenciais no cenário mundial. Aqui tem para vender uma edição usada: http://www.traca.com.br/livro/69835/os-senhores-dos-aneis?pag=roca#self

    ResponderExcluir