quinta-feira, 19 de junho de 2008

Quinta-feira

Sem futuro

Todo mundo sabe, não é fácil ser dirigente de clube hoje em dia. Se tiver dinheiro compra, se não tiver vende. E a vida segue com nossos times passando por seguidas operações de desmanche e a nossa seleção aprontando vexames. A desculpa está pronta e na ponta da língua. Não podemos competir com os mercados compradores. Enquanto isso autoridades e cartolas assistem passivamente, sem nenhuma reação, a saída de nossos craques, presentes e futuros. O perigo é que a fonte está secando, como deixa antever o atual grupo comandado por Dunga. A preocupação hoje é arrancar o ouro dos tolos com projetos mirabolantes envolvendo políticos deslumbrados com os holofotes proporcionados por uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada. As dívidas do Pan-Americano e suas obras faraônicas estão aí para o povo pagar. O futebol segue na esteira da improvisação, falta de planejamento e providências pontuais por parte da CBF e federações estaduais, sem nenhum cuidado com o futuro. O que assistimos hoje na seleção brasileira nada mais é do que o resultado da ação danosa da cartolagem que, com as exceções e praxe, pensa mais no próprio bolso, em interesses pessoais e nas mordomias proporcionadas pelo esporte em todos os seus segmentos. A abnegação demonstrada pelo apego aos cargos dá nojo e aponta para um futuro trágico.

Lágrimas de crocodilo

O lateral César Prates, que invoca Deus a todo o momento, chorou na conquista do Estadual e fez juras de amor ao clube. Está deixando o Figueirense pela segunda vez em meio a um Campeonato Brasileiro, agora atendendo chamado do Atlético Mineiro e do técnico Alexandre Gallo, o rei da lambança por onde passa. Dá pra entender o verdadeiro motivo de sua ausência quando o time mais precisava dele.

Conversa boba

Aquela carinha de bom moço do evangélico Kaká não me engana. Suas declarações no programa Bom Amigo só agradaram ao ufanista Galvão Bueno. Quem viu percebeu o constrangimento de alguns verdadeiros jornalistas que compunham a bancada da última segunda-feira. Agora a culpa por sua não liberação para a Olimpíada é do Milan, na Copa América foi sua necessidade imperiosa de tirar férias.

Que luxo

O novo técnico do Barcelona, Pepe Guardiola, surpreendeu a imprensa esportiva comunicando que não contará com o camaronês Etoo, o português Deco e o brasileiro Ronaldinho Gaúcho para a próxima temporada. Falou com todas as letras como se o clube estivesse mandando embora três pernas de pau. Ronaldinho, ao que tudo indica, pode se transferir com mala e cuia para o Chelsea do Felipão. Chimarrão é certo que ele vai tomar no clube inglês. De quebra, quem sabe, recupera seu futebol brilhante.

Sem mais para o momento

Na falta de uma assessoria de imprensa e de um jornalista que saiba redigir um texto convencional, a diretoria do Figueirense tem apelado para a comunicação formal, ou seja, ofícios assinados pelo presidente Norton Bopré. Como aconteceu com a informação sobre o evento desta quinta-feira, 20 oras no Orlando Scarpelli, quando será inaugurado o novo espaço do Memorial do clube. A solenidade faz parte das comemorações dos 87 anos do Figueirense e chegou à imprensa através da linguagem pomposa e cheia de rococós. Curioso que isso aconteça justo em um dos clubes do sul do Brasil que mais avançou administrativamente.

Causa e efeito

Ao mesmo tempo em que procura fazer uma boa campanha na serie B com o objetivo de, quem sabe, voltar à elite do futebol brasileiro, o Criciúma se desfaz de seus principais jogadores, na média de um por semana. Como vai alcançar o sucesso desejado sem um bom time são coisas que a nossa vã filosofia não alcança.

Maresia

O Avaí, acobertado por sua parceria, continua tratando como descartáveis os chamados crias da casa. Enquanto despreza e manda embora o lateral Rodrigo Galo, contrata Michel para a posição, pego três vezes no antidoping por uso de maconha. Galo não é o primeiro nem será o último jogador revelado na base trocado por “estrangeiros” que chegam à Ressacada a peso de ouro, muito ouro.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário