sábado, 29 de março de 2008

Sábado/domingo

Mau humor justificado

O amistoso da seleção no meio da semana tinha a grife de uma comemoração pelos 50 anos da primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil. Era este o álibi para a convocação. Estranho é que a conquista foi na Suécia e o jogo seria na Inglaterra. Às vésperas do compromisso que rendeu um milhão e meio de dólares a CBF desmentiu que Brasil e Suécia tinha algum apelo comemorativo. A festa de 50 anos da Copa seria realizada em outra oportunidade. Aí vem o Dunga com um grupo que, além dos famosos, reunia 12 jogadores com idade olímpica, oportunidade de ouro para ajustar o time para a Olimpíada de agosto, em Pequim. Engano. O time principal tinha que entrar em campo, ficando de fora apenas os lesionados Juan e Kaká, por sinal substituídos na convocação por dois olímpicos. Técnico da seleção brasileira precisa mesmo de muita paciência e jogo de cintura para agüentar os excessos da mídia por causa do regionalismo exacerbado e, muito mais que isso, as estripulias dos patrões, no caso Ricardo Teixeira & Cia.

O entorno de um clássico

A vitória magrinha do Figueirense sobre o frágil Cidade Azul – ou Atlético Tubarão, a dúvida persiste – serviu para alterar as primeiras posições do returno e confirmar a importância do clássico de domingo. O Avaí, de volta ao terceiro lugar, tem que ganhar para continuar vivo. O líder Criciúma assistirá de camarote depois de jogar no sábado com o Brusque. Coisas que a nossa vã filosofia não alcança, mas que a falta de sensibilidade do departamento técnico da Federação permite.

Vigilância

Para acompanhar os modernos traços arquitetônicos da nova sede, os homens da Federação Catarinense seguem inovando. A Comissão de Arbitragem, por exemplo, zelosa como sempre, além de dividir o sorteio de árbitros em duas etapas, agora chama quem estiver passando para testemunhar o ritual das bolinhas. Quinta-feira houve o primeiro sorteio para a rodada que começa no sábado com Criciúma x Brusque, Guarani x Atlético. Dois funcionários que colocavam o parapeito no gabinete da presidência deram seu aval à lisura do procedimento. Como testemunhas de peso não se encontram pelas esquinas, foi melhor esperar a turma da jardinagem que tinha trabalho marcado para a sexta-feira. Afinal, o complemento da rodada incluía o clássico no Scarpelli e por isso merecia o olhar vigilante de pessoas realmente envolvidas com a administração do nosso futebol.

Pode dar errado

As manobras pela impunidade no caso do jogo entre Criciúma e Avaí por enquanto alcançaram seus objetivos, mas podem representar um tiro no pé se algum dos envolvidos tiver que cumprir punição justo na fase decisiva do campeonato.

Mulheres

Começará em maio a segunda edição do campeonato catarinense de futebol feminino. De cinco equipes da edição de estréia a competição pula para doze, incluindo o Olympia de Jaraguá, vencedor de 2007, o que é ótimo. Detalhe: o troféu continua com o nome da dona Ilka, mulher do presidente Delfim, justa homenagem a quem tem tantos serviços prestados ao futebol catarinense.

Falta pouco

Tiraram os refletores, um dos itens que ameaçavam a segurança no estádio Hercílio Luz. Agora só falta demolir as arquibancadas, arrancar o gramado as traves, derrubar os muros, negociar o terreno e fechar definitivamente as portas do Marcílio Dias. Tudo depois de o time encerrar sua brilhante participação no estadual.

Exageros

Mal no Barcelona e na esquerda da Comissão Técnica da seleção brasileira Ronaldinho chegou ao fundo do poço. Entre as acusações que pesam sobre os ombros deste jogador que já encantou o mundo está a falta de profissionalismo, dentro e fora do campo. As notícias que chegam da Europa transformam o dentuço em um dos maiores bad boys dos gramados. Edmundo em seus bons tempos seria fichinha perto do gaúcho que, pelo jeito, não faz parte dos planos para a seleção olímpica. A justificativa está pronta: o Barcelona não cederá o jogador porque a Olimpíada não é competição oficial da FIFA.

A grande chance

O sorteio finalmente colocou os pingos nos ís com Luiz Orlando de Souza aparecendo para apitar o clássico. Um pouquinho de bom senso não faz mal a ninguém e ajuda o futebol. Se Luiz Orlando não confirmar é problema dele. A Comissão de Arbitragem ao menos uma vez no campeonato fez a sua parte.

4 comentários:

  1. Acho que tu deveria penssar antes de falar merda do Marcilio Dias.
    Se tu não gosta
    Tem gente que Ama esse time

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O que você escreveu em seu comentário no Diarinho não foi digno da sua profissão. Totalmente parcial, torcendo contra aquilo que dá o seu pão de cada dia, pois se não fosse o CNMD, o que você comentaria?

    ResponderExcluir