terça-feira, 23 de outubro de 2007

Terça-feira

O choro do Luxa

O Santos e Luxemburgo são fregueses do Figueirense, como ficou comprovado domingo no Orlando Scarpelli, onde o time paulista costuma se dar mal. Se não estou enganado, o Figueira ganhou cinco de seis confrontos pelo campeonato brasileiro. Depois de mais uma derrota, Wanderlei Luxemburgo reclamou muito da arbitragem e da falta de critérios da CBF, que coloca no sorteio gente inexperiente para jogos valendo vaga na Libertadores. O técnico do Santos nisso tem razão. No mais, deve encaminhar suas queixas ao presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto, que costuma oferecer sua hospitalidade visitando o vestiário da arbitragem antes dos jogos.

Dor de cabeça

Paulo Baier marcou três gols na vitória por cinco a três sobre o Fluminense. Como venho escrevendo, o Goiás é Paulo Baier mais dez. Ele defende, arma jogadas e ataca marcando muitos gols. Mas Dunga prefere Fernandos e similares. Para o treinador da seleção brasileira, se é Baier, não é bom. Meu espanto é maior ainda quando lembro que a dupla Grenal nunca viu qualidades nesse jogador desde os tempos do vizinho Criciúma.

Baixo nível

Ainda não entendi a utilidade do Gran Prix de futsal disputado em Santa Catarina, com sedes em Joinville e Lages e fase final em Jaraguá do Sul. Sem as principais seleções européias, só dá balaio nos confrontos. O Brasil, por exemplo, fez doze gols em Moçambique e dezoito no Canadá. Garanto que o Fundesporte foi acionado para garantir essa Torre de Babel salonísta.

Baixa costura

Tem coisa mais feia do que uniformes de basquete, com os atletas escondidos sob aquele monte de panos? Para as mulheres, então, um horror. O futebol parece que aderiu a essa moda de extremo mau gosto e de pouca funcionalidade. São camisas de combinações esquisitas, calções largos e compridos, tremulando como bandeiras ou velas ao vento. As baixinhas e baixinhos, coitados, somem em baixo de tanto tecido. A favor do vento, tudo bem.

Força aérea

O narrador da Rádio CBN Florianópolis, o tubaronense Luíz Alano, transmitiu o jogo Paulista x Avaí sábado, em Jundiaí, sob a proteção de uma capa de chuva, com sol brilhando e temperatura acima dos trinta graus. Foi o único jeito de evitar o bombardeio pesado dos pombos que sobrevoavam a parte interna da cabine (?) destinada à sua emissora, embora existissem outras, disponíveis e limpas. “Foi ultrajante”, resumiu Alano após resistir heroicamente à artilharia columbófila.

Culpa da imprensa

A queda de rendimento do Criciúma e o conseqüente afastamento do grupo de quatro classificados para a série A do ano que vem já provocou as primeiras baixas e enfrentamentos com a mídia. Sexta-feira à noite, depois da derrota para a Ponte Preta o estádio Heriberto Hulse virou praça de guerra. No estacionamento uma torcedora ensandecida, armada com um bastão que serve de suporte para bandeiras, amassou vários carros, tendo como alvo preferido os identificados como da imprensa. Enquanto isso a cabine da Rádio Difusora, de Içara, era invadida por José Sérgio Búrigo, dirigente do Criciúma. Ele jogou uma lata de lixo no rosto do comentarista Dante Bragato Neto, ferindo seu rosto. A nossa Acesc vai fazer o quê?

Ascensão e queda

A tabela da série B do campeonato brasileiro tem, entre os cinco últimos colocados, quatro paulistas lutando contra o rebaixamento: São Caetano, Santo André, Paulista e Ituano. Chato para o poderoso futebol do interior de São Paulo com títulos regionais e nacionais conquistados por São Caetano e Paulista.

No mapa do Brasil

O futebol do norte e nordeste sofre com a precariedade de recursos e coronelismo esportivo, atraindo para si a visão preconceituosa da grande mídia que normalmente só tem olhar e espaço para o seu próprio umbigo. Como não enxergar, por exemplo, os estádios cheios em Pernambuco, Bahia, Ceará e Pará? Em Salvador, para ficar apenas nessa capital nordestina, as médias de público na Fonte Nova são iguais ou superiores aos jogos do Brasileirão série A, com o Vitória na segunda divisão e o Bahia na terceira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário