sábado, 6 de outubro de 2007

Sábado/domingo

Bênção do LHS

Vem aí o Gran Prix de futsal, competição internacional que reunirá as principais seleções do mundo em Joinville, Jaraguá do Sul e Lages. Pelo que se vê, até os lageanos estão contemplados com evento internacional, graças ao ginásio Jones Minosso, aquela praça esportiva modernosa que foi reconstruída após o desabamento em seguida aos Jogos Abertos de 2002. O governador Luiz Henrique recebeu com pompa e circunstância a turma do futsal na Casa D’Agronômica, quando saudou o Fundesporte, a mais nova galinha dos ovos de ouro do esporte catarinense. A utilização de recursos deste fundo depende de carta de captação liberada através da Secretaria de Cultura Turismo e Esporte, uma generosidade que tem se repetido a rodo, beneficiando figurinhas carimbadas e cidades satélites do Palácio. Os dirigentes esportivos de Florianópolis continuam vendo a banda passar, comandados por um ex-atleta olímpico, que até agora não disse a que veio.

Exemplo

Enquanto os administradores da Capital entregam o novo aterro da baía sul ao mato, ao lixo e à bandidagem, em Blumenau se faz diferente. A comunidade vai ganhar mais um espaço para lazer e esporte, no terreno onde funcionava a fábrica das gaitas Hering. É resultado da parceria entre o município e empresários locais.

Bênção papal

O catarinense Anderson, volante que andou pelo Inter, Juventude e Santos, está no Ancona, da terceira divisão italiana. Como o clube acaba de ser comprado pela Conferência Episcopal, Anderson virou empregado do Vaticano.

À moda Rojas

Dida, goleiro do Milan, imitou o chileno Rojas na encenação de quarta-feira, após levar o segundo gol do Celtic, no finalzinho do jogo pela Liga dos Campeões. Um torcedor invadiu o campo e, ao passar pelo brasileiro, tocou levemente em seu rosto. Dida deu alguns passos atrás do agressor e caiu no gramado pedindo substituição. O invasor foi identificado e punido com afastamento dos campos de futebol para o resto da vida, enquanto os jornais italianos desancavam a lenha no brasileiro, que também será penalizado (simulação) pela União Européia, junto com o Celtic, dono da casa. No Brasil acontecimentos como esses renderiam muita polêmica e pouco resultado prático, a julgar pelas ações da nossa justiça esportiva.

Shakspeare

O pleno do STJD alterou mais uma decisão de câmara e amenizou a pena do Coelho, aquele lateral atleticano que quase matou o cruzeirense Kerlon, autor do “drible da foca”. A suspensão de 120 dias foi transformada em cinco jogos, três já cumpridos. Tem sido assim no órgão máximo da justiça desportiva, amenizando decisões de primeira instância, um incentivo à violência nos gramados e desmoralização dos critérios mais rígidos utilizados por alguns árbitros para conter o anti-jogo. Coisas que a nossa vã filosofia não alcançará jamais.




Plim plim Dunga

O Jornal Nacional, aquela lacrimosa revistinha eletrônica de variedades, acaba de descobrir mais um craque para o time de Dunga. Trata-se de Luciano Emílio, atacante brasileiro que joga nos Estados Unidos pelo DC United. Luciano, ex-vendedor de picolé nos estádios do interior paulista tem 28 anos, é o artilheiro da liga local com 20 gols em 26 jogos pronto, portanto, para disputar uma posição na seleção brasileira com Afonso e Wagner Love. Aguardem a próxima convocação.

Pão e água

Os jogadores do Santa Cruz, líder do returno na segundona catarinense, estão passando o chapéu em São Francisco do Sul para continuar disputando a competição que classificará seu campeão para a elite do futebol catarinense. O alojamento é paupérrimo, com colchões espalhados pelo chão, de dia falta água, de noite falta luz e, alimento na mesa, só através de contribuições. Nas viagens, atletas e comissão técnica dividem pão com mortadela e pacotes de salgadinhos. Depois de tantas falências, desistências e manifestações explícitas de desorganização, a segunda divisão de Santa Catarina pode reivindicar inscrição no livro dos recordes, como o campeonato mais miserável e apatifado do planeta. Para orgulho da Federação Catarinense e seus dirigentes, um deles o vice da CBF para a região sul.




Um comentário:

  1. O que poucos sabem é que os recursos do Fundesporte andam escassos e muitos dos 'contemplados' - mesmo captando a verba na iniciativ privada - não estão recebendo nada.O cofre está vazio.
    Por falar em Florianópolis, faz alguns meses que a Fundaçao local não repassa nada do convênio com o vôlei da Cimed, que tb não vai jogar os Jasc deste ano pelo município.

    ResponderExcluir