quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Quinta-feira

Podres (e plenos) poderes

Como estamos em tempo de voto secreto, planos secretos e treinos secretos, nada mais natural que uma candidatura secreta com eleições também secretas para a Federação Catarinense de Futebol neste sábado pela manhã. Ou alguém nesse Estado tomou conhecimento de algum edital comunicando prazo para inscrição de chapas e outras providências necessárias a um processo eleitoral decente? Claro que não. Afinal de contas, Delfim Peixoto nunca admitiu concorrência. Aliás, talvez seja por isso que as alterações de estatuto foram feitas em segredo com o único objetivo de perpetuar a gestão de Delfim e seus fiéis escudeiros. As atividades da Federação em benefício do futebol catarinense são igualmente secretas.

Santo de casa

Rogério Ceni aparece na relação dos 50 jogadores que concorrem à Bola de Ouro, premiação da revista France Foottball. Kaká e Ronaldinho Gaúcho também fazem parte da lista, mas é a primeira vez que um atleta brasileiro, atuando no Brasil, é contemplado com a indicação feita por jornalistas de todo o mundo. Alguém precisa comunicar ao Dunga urgentemente que tem goleiro brasileiro concorrendo a um troféu de prestígio como esse, e não é nenhum dos convocados por ele para a Copa América e as eliminatórias para o Mundial de 2010.

Verdades e mentiras

O futebol vez por outra acaba promovendo alguns disparates, premiando a competência circunstancial ou punindo duramente resultados que são meros acidentes de percurso. A situação mais gritante no atual Brasileirão é a do Flamengo, cujo time não combina com sua posição na tabela. Vale o mesmo para o Grêmio, dois pontos acima e o Inter, cinco pontos abaixo. Cruzeiro e Santos mostraram duas caras, junto com o trôpego Botafogo e o relaxado Fluminense. Palmas para o honestíssimo Palmeiras, que ao longo do campeonato nunca quis ser o que não é e respondeu à altura as avaliações equivocadas feitas a respeito do seu futebol e do trabalho do técnico Caio Júnior.

Caipiríssimo

O campeão mundial da Fórmula I, o finlandês Kimi Raikkonen, é lembrado sempre, por sua frieza, como o “O homem de gelo”. Depois da prova de domingo comemorou o título no Jockey Clube de São Paulo, em festa privada da Ferrari, aonde chegou com tanque cheio de vodca com limão.

Proibido secar

As últimas rodadas da série A do campeonato brasileiro jogarão um balde de água fria sobre rivalidades regionais e seu exército de secadores. Só os fanáticos de carteirinha resistirão à essa emergente e involuntária solidariedade. A matemática está mexendo com um intrincado jogo de interesses nos dois extremos da tabela de classificação. Façam suas apostas e suas torcidas lembrando sempre que o Vasco poderá ajudar o Flamengo, e vice-versa, valendo o mesmo para os mineiros de Atlético e Cruzeiro, gaúchos de Grêmio e Inter, paulistas de Corinthians e Palmeiras, pernambucanos de Náutico e Sport, e até o Paraná, praticamente rebaixado, mas que para se ajudar acabará ajudando também os aflitos atleticanos.

Sombra

Joel Castro Flores fez seu nome como treinador. Agora aparece no Joinville, onde foi campeão como gerente de futebol. Torço pelo seu sucesso, pois vi o Joel nascer na profissão e foi um dos poucos amigos que fiz nesta longa e difícil caminhada pelo jornalismo esportivo. Acho que o problema dele será ficar a margem do gramado, apenas acompanhando o trabalho do técnico Norberto Lemos. Tem gente que, por várias razões, não gosta de bafo na nuca.

Profanação

A sacralidade que envolve o estádio de Wembley está indo para o espaço, com a programação, para o próximo domingo, de uma final de futebol americano. É a primeira vez que este esporte de gladiadores tem uma decisão fora dos Estados Unidos. Para espanto e horror dos que veneram o futebol na Inglaterra e consideram aquele estádio como um templo do futebol de todos nós.

Fiasco

Além de reunir equipes fraquíssimas e uma seleção brasileira que não passa de um combinado Joinville-Jaraguá, o Grand Prix de salonismo pagou outro mico: o Peru, substituto de última hora da Croácia, só disputou um jogo e foi mandado embora por não ser filiado à FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário