quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Quinta-feira

O maior e melhor

Os jogadores convocados por Dunga para os primeiros jogos da eliminatória da Copa começavam a fazer as malas para a apresentação em Teresópolis e o Afonso já mandava seu recado. Marcou domingo sete gols em um jogo só pelo seu time, o Herewen, que ganhou de nove a zero de um adversário que não vale nem lembrar o nome. Quer dizer, Afonso chega ao Brasil com pinta de titular para começar o jogo contra a Colômbia. Se bem que o Dunga, muito compenetrado, disse que não é bem assim. A performance de um jogo só não significa muito, o que vale mesmo é a campanha de um campeonato inteiro, ou seja, os 34 gols marcados pelo atacante durante a temporada passada, quando se consagrou como um dos maiores artilheiros da Europa.

Goela abaixo

Pelo jeito só uma lesão séria afastará o grandalhão Afonso da seleção de Dunga. A mídia esportiva tem tratado o assunto como fato consumado, admitindo apenas a dúvida: titular ou reserva do Wagner Love. Nunca imaginei essa discussão com tais personagens pontuando programas e colunas de esporte nos principais centros futebolísticos do país.

Paletó na cadeira

Tenho lido no noticiário convencional do nosso dia a dia que Florianópolis terá cortes de energia na temporada, uma punição aos seus moradores e turistas, graças à imprevidência e omissão das autoridades do setor. Nossos principais veículos de comunicação têm reservado espaços minúsculos para o tamanho do despropósito, como se fosse coisa de pouca importância passar o verão no escuro, dia sim dia não. Melhor, desde já, é programar jogos do campeonato catarinense, que começa em janeiro, somente para as tardes de domingo. A não ser que a Federação Catarinense entenda que jogar em dias úteis à tarde tem lá o seu charme.

Feijão salvador

O agonizante time do Avaí continua respirando na série B sustentado pelo imponderável do futebol. Até esta sexta-feira a zona do rebaixamento fica ameaçadoramente no retrovisor, graças ao gol de Jéferson Feijão no finzinho do jogo contra o Gama. A pequena vantagem sobre São Caetano e Santo André, adversários na rodada, pode terminar e levar os avaianos de volta à rabeta da tabela.

Aridez doméstica

A FIFA acaba de divulgar a lista de pré-candidatos ao título de melhor jogador do mundo da temporada, incluindo Kaka, Ronaldinho e Juninho Pernambucano. A cada ano o torcedor brasileiro se enche de orgulho com a repetida presença de nossos craques nas indicações, sentimento oposto ao que toma conta das arquibancadas nos nossos campeonatos, graças à escassez cada vez maior de qualidade nos gramados do país.

Papo furado

Saiu Cuca, entrou Mário Sérgio, que pediu demissão para a volta do Cuca. Parece que a psicologia de boteco aplicada em Florianópolis, fracassou no vestiário botafoguense. Bebeto de Freitas e Carlos Montenegro parafrasearam Fernando Henrique Cardoso na base do “esqueçam o que dissemos”.

Confete e serpentina

Espalha-se como uma praga por todo o Brasil o silêncio ou a resposta desaforada às perguntas julgadas impertinentes por dirigentes e treinadores. Alguns chegam ao requinte de acusar repórteres de não conhecerem a intimidade do clube, desqualificando com isso qualquer tentativa de esclarecimento das questões do campo ou fora dele. Claro, com treinamentos e vestiários cada vez mais fechados, a curiosidade e a desconfiança só tendem a aumentar na mesma proporção em que os fatos mais corriqueiros são transformados em segredo de Estado. Aqui vale a surrada máxima: para merecer elogios é necessidade imperiosa saber conviver com a crítica.

Praga (ou idéia) do Juarez

Escreveu o companheiro César Valente em sua coluna do Diarinho que está a caminho de Florianópolis uma arena multiuso. É moda. Ficará ali no aterro da baía sul, entre o merdódromo, aquela coisa mal cheirosa, genial obra de engenharia na entrada da cidade, e o mausoléu chamado de Centrosul. Tudo com mudança de zoneamento, tal e cosa, sem nenhuma preocupação com o verde. Parece mandinga daquele sujeito chamado Juarez Silveira, ex-vereador que um dia praguejou contra a construção de parques em nossa cidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário