sábado, 14 de julho de 2007

Sábado

A verdadeira pesquisa

A popularidade de Lula passou por um duro teste no cerimonial de abertura dos Jogos Pan-Americanos. O público que lotou o Maracanã vaiou bastante o presidente a cada aparição sua ou menção ao seu nome. Parece que os índices de popularidade apontados pelos institutos de pesquisa não combinam com o sentimento do povo.
Recomendo

Leitura da entrevista dos jornalistas Juca Kfouri e José Trajano, concedida à revista “Caros Amigos”, denunciando o outro lado dos Jogos Pan-Americanos, assunto até hoje limitado a alguns grandes jornais. As tevês seguem caladas e na corrente do oba-oba. Quem sabe mais tarde, depois do Pan, a reboque de alguma operação da Polícia Federal (que tal “Medalha de Ouro”?) tratem do problema. Tem nepotismo explícito, envolvendo o presidente do Comitê Olímpico, Carlos Nuzman, na contratação de empresas de parentes ou pessoas próximas, gastos estratosféricos, ultrapassando a R$ 3 bilhões, dados superestimados no lucro com turismo, a chantagem do fato consumado sofrida pelo governo federal, entre outros delitos de todo o tipo e tamanho. Sem contar que, terminado o evento, conviveremos com verdadeiros elefantes brancos.

Por baixo do pano

A ginástica olímpica, por não ter disputado os Jogos Abertos de 2006 com o número mínimo de oito equipes, estaria fora da competição deste ano em Jaraguá do Sul. Estaria, porque o Conselho Estadual de Desportos e a Fesporte acabam de rasgar o regulamento anistiando a GO. O argumento utilizado foi o de que é difícil, em qualquer lugar do país, reunir 10 equipes para uma competição. Ora, então mudem o regulamento, adaptando-o às especificidades de cada modalidade, ao invés de jogá-lo no lixo. O tênis e o triatlo femininos, em situação idêntica, podem reivindicar o mesmo tratamento. Claro que o fato de Jaraguá ser a cidade do atual diretor geral da Fesporte, é mera coincidência e não deve ter contribuído em nada para a decisão do Conselho.

Doping da vaidade

Chás e remédios contendo inibidores de apetite, e cremes contra celulite, são os novos vilões na suposta dopagem de atletas, homens e mulheres. Afastados das competições após o “positivo” nos exames antidoping, os infratores têm responsabilizado a panacéia farmacêutica pela presença das substâncias proibidas. O Botafogo com Dodô e o vôlei feminino do Pan, com Jaqueline, são as vítimas mais recentes. Tem alguma coisa errada com o controle de dopagem e a orientação dos responsáveis pelas equipes, incluindo a área médica.

Dá-lhe Argentina

Na segunda-feira não terei informações mais detalhadas sobre a decisão da Copa América. Simplesmente porque pretendo ignorar a partida entre Brasil e Argentina. E ficarei satisfeito com um eventual foguetório dos hermanos comemorando o título. Vou torcer para isso. No caso de vitória brasileira, o que acho difícil, teremos que conviver com uma nova “era Dunga” na seleção. Cruzes. Individualizar conceitos em favor de uma liderança na equipe é uma coisa. Transformar isso em opção coletiva para a formação de um time de brucutus é uma tragédia.

Espinafre vencido

“Replay de uma balela que se comenta a cada início de temporada”. Está escrito na matéria do Diarinho com informações sobre a reunião para apresentação do projeto Marcílio Dias 2008. Não é surpresa a falta de propostas consistentes. É um filme muito antigo e repetido a cada ano por vários clubes brasileiros na tentativa de sensibilizar não se sabe quem. Torcedor não é bobo e empresário em tempos bicudos não embarca mais em canoa furada. Aliás, vejo muita semelhança entre o que se passa em Florianópolis, na Ressacada, e no estádio Hercílio Luz, em Itajaí.

Fiasco conveniente

A Comissão Técnica da seleção brasileira sub-20 acaba de fazer um grande favor aos clubes que tiveram jogadores convocados, criando condições para que eles voltem mais cedo ao país. Com o vexame no Mundial do Canadá, além de vermos equipes reforçadas para a seqüência do Brasileirão, aumenta nossa esperança de que aconteça uma reformulação no comando das seleções de base.

Lavanderia

Custou mas a verdade veio a tona com o pedido de prisão de dirigentes do Corínthians e da antiga parceira MSI, entre eles o jordaniano Kia Joorabichian.

A casa fornece

O Avaí ontem ganhou do Paulista pó 2 a 0 na Ressacada com o técnico Alfredo Sampaio, por impedimento de alguns titulares, usando sete jogadores da base. O goleiro, a zaga inteira e mais um volante começaram o jogo. No segundo tempo entrou mais um, encerrando a participação da fornada avaiana nesta vitória. O que prova, no mínimo, que falta um bocado de planejamento na maioria dos nossos clubes. Seus dirigentes preferem gastar fortunas com parcerias suspeitas e jogadores desconhecidos que correm o país, grande parte deles com prazo de validade vencido.

Um comentário:

  1. Mário, infelizmente no caso da Fesporte, o partido do senhor governador jogou no lixo qualquer conceito esportivo em SC. Fez pior do pior de seus antecessores. Politicagem e favorecimento pessoais são prioridade. E eles acham que fazem um grande trabalho. Que lástima!
    Ah! E o CED então? Quando uns poucos lá dentro não tentam aplicar golpes baixo por baixo do pano, abraçam as trapalhadas da Fesporte.

    ResponderExcluir