sábado, 12 de maio de 2007

Sábado

BOLA DE CRISTAL

Jornalistas esportivos do chamado “eixo” estão contando com uma final carioca para a Copa do Brasil. Desconsideram as chances de Figueirense e Brasiliense, semifinalistas junto com Botafogo e Fluminense. O noticiário de Rio e São Paulo sustenta a tese de que o representante de Brasília não tem cacife para chegar a uma decisão e o Figueira ainda não enfrentou nenhum grande em sua campanha.

ERRINHOS

Djalma Beltrami e Carlos Simon pipocaram e cometeram os erros mais graves da semana na arbitragem brasileira. O primeiro anulou gol legítimo do Botafogo e deu o título ao Flamengo. Simon deixou de apitar pênalti escandaloso em favor do Atlético. O lance, na frente do árbitro, tirou os mineiros da Copa do Brasil, encaminhando o Botafogo para a semifinal contra o Figueirense. Beltrami, para quem não lembra, trabalhou naquela partida inesquecível, que ficou marcada como “A Batalha dos Aflitos”, quando o Grêmio voltou à primeira divisão.

VITRINE

O futebol catarinense entra em campo neste final de semana no campeonato brasileiro, mercadoria de primeira. O Figueirense, em jogo para casa cheia contra o Atlético Paranaense, carrega a motivação da Copa do Brasil. O Avaí estréia na Bahia diante do Vitória, campeão do ano, com o mesmo time do estadual e sem o zagueiro Rafael, um de seus principais jogadores. O Criciúma, ainda sofrendo com as turbulências da derrota para a Chapecoense, recebe outro derrotado em decisão, o São Caetano.

BALAIO DE OFERTAS

Em segundo plano está o ex-campeoníssimo Joinville, encarando competição sui generis, criada pelo inventivo departamento técnico da Federação. Camboriuense, Videira (clubes bissextos) e Próspera serão os adversários. O campeão permanece na divisão especial, driblando o rebaixamento, um arranjo político bem ao estilo dos administradores (?) do futebol catarinense.

NAS ALTURAS

O desafio das serras, competição de ciclismo realizada em duas etapas, na serra Dona Francisca e nos caminhos do Rio do Rastro, aconteceu apenas uma vez, promoção da Fesporte na gestão Pedro Bastos, e da Federação da modalidade.Uma boa idéia perdida no tempo. João Carlos Andrade, o operoso homem do ciclismo, faz a prova neste final de semana, apenas na Dona Francisca e sem o alcance de proposta inicial. Pena. Esporte e turismo poderiam pedalar juntos.

APELO

Anderson Varejão faz sucesso no basquete americano jogando na NBA pelo Cleveland. De lá manda recado aos dirigentes brasileiros em socorro da modalidade tão desprestigiada no país. “Precisamos salvar nosso basquete”, disse ele em entrevista ao jornal O Globo. Varejão quer unir os dirigentes em torno de um projeto que acabe com as divergências. Missão impossível. A cartolagem não dá trégua.

HAJA DINHEIRO

O presidente da CBF, rei Ricardo Teixeira, repete em todas as entrevistas que no país, atualmente, não existe estádio para uma Copa do Mundo. Gastamos um caminhão de recursos com obras para o Pan, incluindo um estádio de futebol, o João Havelange, já apelidado de “Engenhão”. Investimento de altíssimo risco, em se tratando de Brasil, e logo teremos que arrumar mais um troco para o Mundial de 2014. Educação, saúde, segurança e todas as obras e infra-estrutura que o país exige continuarão no fim da fila.

HAJA SACO

Aturar transmissão da Globo pilotada pelo Galvão Bueno só com saco de filó. No jogo Grêmio e São Paulo o homem passou noventa minutos mais os tais de acréscimos enchendo a paciência falando sobre o nervosismo em uma partida pela Libertadores. Como se um enfrentamento entre os dois clubes em questão só fosse importante e nervoso neste torneio. Aproveitem a presença do Papa e canonizem o telespectador obrigado a aturar esse chato de plantão.

BANDA PODRE

Rincon está preso, acusado de tráfico de drogas e ligação a uma rede panamenha. Eurico Miranda foi condenado a dez aos de prisão em regime fechado por crime contra a ordem tributária. Tem muita gente nessa fila, e de plagas não tão distantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário